quarta-feira, 10 de março de 2010

O MUNDO RECICLANDO SUAS IDEIAS.


Doação de prensa garante ampliação da reciclagem.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, entregou, nesta quinta-feira (04), em Guarapuava, região centro-sul do Estado, uma prensa que irá contribuir para a geração de emprego e renda e aumentar a quantidade de lixo reciclado no município. A entrega do equipamento feita pelo projeto “Paraná e Tetra Pak em Ação” representa ganho social e econômico para o município.

Projeto de lei sobre reciclagem de vidros automotivos.

Se aprovada no Senado, as empresas do setor têm até 120 dias para se adequar à nova lei.

Como fazer um catavento de garrafa PET.

Faça você mesmo, passo a passo, um catavento feito de garrafas PET. Ecológico e educativo para educadores.

Sapatos feitos com televisão reciclada.

Depois do chapéu feito com fitas cassetes recicladas e as carteiras feitas com gravatas, chegou a vez dos sapatos feitos de televisões recicladas. Sim, acredite é verdade, televisão!

Porta lápis de garrafa PET.

Faça um criativo porta-lápis (canetas, pincéis... o que você quiser). Aproveite para conhecer uma técnica de acabamento que pode ser usada para diversas finalidades, deixando suas peças mais bonitas e profissionais.

Produção Visual Gráfica Sustentável.

Hoje em dia já é possível ter seus trabalhos impressos, sejam de Gráfica, Sinalização ou Displays, respeitando os princípios da sustentabilidade e respeito ao Meio Ambiente. Nota: Informe publicitário.

Medalhas de lixo.

Para fazer as medalhas que serão entregues aos campeões dos Jogos Olímpicos de Inverno 2010, o comitê dos jogos de Vancouver (VANOC) extraiu ouro, prata e cobre do lixo eletrônico, a forma de lixo que mais cresce entre os resíduos sólidos. De acordo com os organizadores, esta iniciativa ocorreu para cumprir um dos três pilares Olímpicos, o da sustentabilidade.

Problemas do lixo eletrônico.

As montanhas de perigoso lixo eletrônico crescem cerca de 40 milhões de toneladas ao ano. No Brasil, China, Índia e África do Sul, o crescimento desses resíduos ficará entre 200% e 500% na próxima década.

Reciclagem de latas gera R$ 400 mil.

Cerca de 4 mil catadores de Pernambuco ganharam um dinheirinho extra no carnaval e contribuíram para a preservação do meio ambiente, enviando as embalagens de alumínio para a reciclagem. A atividade movimentou mais de R$ 400 mil entre a sexta-feira e a terça-feira, segundo cálculos da organização não-governamental Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape).

Livros grátis sobre saneamento básico.

Adquira gratuitamente livros sobre reúso de água, tratamento, disposição de resíduos sólidos entre outros diversos temas, no site da PROSAB - Programa de Pesquisas em Saneamento Básico.

Brinquedo com recicláveis - Câmera de cinema.

Sensibilize crianças sobre reciclagem, preservação do meio ambiente e coleta seletiva, criando brinquedos com recicláveis. Aprenda passo a passo como fazer uma câmera, usando palitos de churrasco e potes de iogurte usados.

Soluções para o aproveitamento e reúso de água de chuva.

Uso Racional de Água e Energia: Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água é o título do quinto volume da série do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico – PROSAB, que tem versão eletrônica disponível e gratuita

O carnaval das latinhas.

Onde há foliões, lá estão os catadores. É preciso cerca de 70 latas pra render 1kg - matéria com lista de cooperativas de Brasília

Jogos ecológicos grátis.

Se você cansou de dar pito no seu filho quando ele estraga as plantas ou joga lixo no chão, use algo divertido para ensinar o respeito à natureza

Substituição de ouro ameaça reciclagem de eletrônicos.

Empresas da área de eletrônicos e semicondutores está considerando o uso de conexões e fiações de cobre em alguns de seus novos produtos. As empresas estão sendo guiadas em suas decisões pela questão dos custos. Mas a questão não é assim tão simples, e há uma série de aspectos envolvidos nessa substituição

Cartaz com lixo eletrônico.

Loja de departamentos monta cartaz com eletrônicos quebrados para campanha de reciclagem.Anúncio foi disposto na Times Square, símbolo da cidade de Nova York

Reutilização de lápis.

As ideias mais simples são as melhores e mais eficientes. Designers orientais criaram uma solução criativa e prática para usar restos de lápis. Veja fotos da invenção

Papa-Pilhas cresce 22,49%.

O programa Papa-Pilhas do Grupo Santander Brasil fechou o ano de 2009 com 155,5 toneladas de material recolhido em 2.068 pontos de coletas em todo o Brasil. Isto representa um aumento de 22,49% no volume coletado, comparado a 2008, ou 49% do total de pilhas, baterias, celulares e carregadores destinados para Reciclagem desde o lançamento do programa em dezembro de 200

Reciclagem artesanal de isopor para crianças.

Me interesso por reciclagem e trabalho com crianças usando o reciclado para fazer brinquedos e embalagens para presente e até enfeites de natal. Li uma reportagem no Setor Reciclagem sobre isopor. Gostaria de saber se ele causa algum dano a saúde? Me disseram que quando ele é lixado, solta um gás que faria mal. Gostaria de saber se isso é verdade.Obrigada pela atenção. Eliane - Paraná

Funcionários adotam uniformes à base de garrafas PET.

Mais de 4 mil garrafas de plástico, que poderiam estar poluindo o Ambiente, onde levariam 400 anos para se decompor, estão agora servindo como base para os uniformes dos 1.700 funcionários da ID Logistics no Brasil. A empresa francesa de logística adotou a reciclagem de materiais como um de seus pilares de sustentabilidade do negócio.

terça-feira, 9 de março de 2010

Novidades no setor Meio Ambiente.

Voluntários contra o fogo:
Aguerrido grupo de bombeiros voluntários é exemplo de determinação e sua parceria com parque nacional na Bahia deveria inspirar relações semelhantes no país.



A Triste Beleza do Saara:
Fui enviado de volta ao continente africano onde deverei viver e trabalhar durante os próximos anos. Embarquei no avião, fixei os olhos na janela e acompanhei o trajeto do vôo.

Sem direitos, sem REDD; ou, sem REDD, menos direitos?
REDD não é a solução para todas as mazelas florestais, mas daí a dizer que pode trazer mais danos do que benefícios há uma distância solar.

Vamos engolir sapos?
Ocorreu mais uma audiência sobre a polêmica construção de hidrelétricas na Chapada dos Veadeiros. A região tem grande número de anfíbios endêmico.

O Boqueirão da Onça:
Uma paisagem difícil de descrever de tão bonita. No meio da Caatinga, em conjunto com as comunidades, um novo parque nacional é planejado para abrigar as pintadas.

Abacaxi com pimenta faz bem:
Testado e aprovado, bioinseticida amazônico conseguiu controlar praga em 97% em produção de abacaxi. Faltam interessados para produção em escala.

Telhado à base de PET:
As garrafas de plástico são consideradas um dos principais passivos ambientais nos centros urbanos. Em vez de serem descartadas, porém, elas podem virar telhas resistentes.

MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO.

Engenharia Ambiental

ENGENHARIA AMBIENTAL

É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeite os limites dos recursos naturais. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causa dos pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Realiza estudos de impacto ambiental, propondo soluções que visam ao aproveitamento racional dos recursos naturais. Elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminada sou degradadas. Pode ocupar-se, ainda, do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região.
  • O mercado de trabalho:
O governo federal anunciou que 2009 e 2010 serão os anos de grande execução de obras em saneamento pelo país, com investimento anual de 10 bilhões de reais. Por isso, as expectativas para quem se forma são boas e devem manter se estáveis, já que tais obras exigem avaliações ambientais a ser realizadas por esse profissional. Além disso, empreendimentos como usinas termelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infra estrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o engenheiro ambiental para o controle de poluição.O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, amplia as possibilidades para o graduado. O especialista em tratamento de efluentes industriais tem boa chance de colocação. No setor público, há vagas em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem aberto vagas na área de estudos climáticos. No setor privado, o profissional pode atuarem departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como as da área de exploração de petróleo. O engenheiro ambiental tem oportunidades em empresas de consultoria e auditoria ambiental, que atendem à demanda de serviços por parte, principalmente, de construtoras. O graduado é solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares, em que faz estudos de impacto ambiental. As oportunidades são maiores no Sul e Sudeste, em áreas de concentração industrial ou agrícola. Na Região Norte, esse engenheiro é bastante procurado para trabalhar nos segmentos de mineração e na gestão de recursos naturais, que envolve a implantação de sistemas de tratamento de efluentes e a buscada certificação ISO 14.000, relativa aos cuidados com o meio ambiente. Nordeste e Centro-Oeste têm menos ofertas, mas também carece de mão de obra especializada disponível, o que aumenta as chances de contratação.
  • O curso:
O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes, que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera e a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso, que é desenvolvido nos três últimos períodos da graduação.Duração média: cinco anos.Outro nome: Eng. de Rec. Hídricos e do Meio Amb.
  • O que você pode fazer:

Bioprocessos e biotecnologia Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente. Criar mecanismos para diminuir ou suprimir os impactos ambientais na produção industrial. Energia Avaliar diferentes fontes de energia e implantar o sistema mais adequado a uma região ou a uma atividade industrial ou agrícola. Controle de poluição Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar. Planejamento e gestão ambiental Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos. Recuperação de áreas Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.